quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pequenos Grandes Feitos Alardeados, Realizados (Ou Não) Por (Pseudo) Celebridades de Ego Inflado - Parte I



“A morte de um é uma tragédia, mas a morte de milhões é apenas uma estatística.” Marilyn Manson


Estamos nos aproximando da metade do ano de 2011, e diversos fatos já ocorreram e foram lembrados nesse ano. Desde o recente caso da “morte” de Osama Bin Laden, até a recordação da morte de Isabela Nardoni (como se o caso não tivesse sido mostrado até a exaustão), bem como o “massacre” que em que um homem tirou a vida de 12 crianças no Rio de Janeiro.

Mas seriam somente essas as tragédias que ocorrem no mundo inteiro, ou até mesmo, em nosso país?

A televisão, entre tantos outros meios de comunicação, tem o grandioso poder de direcionar a atenção de milhões de espectadores para um determinado assunto, mas será que possuímos discernimento até que ponto para avaliarmos o que realmente é interessante e enriquecedor, e aquilo que não passa de dramatização em cima de fatos isolados?

O importante não é deixar de lado os acontecimentos que são apresentados a nós, mas sim entender que os “problemas” vão muito além daquilo que está sendo mostrado. Crianças são assassinadas pelos pais quase todos os dias, isso sem contar as crianças que morrem devido à criminalidade, prostituição, lares desestruturados, fome, entre tantos outros problemas sociais. Mas isso é só o começo. Ainda há toda a questão dos conflitos políticos e religiosos, em que pessoas morrem e matam em nome de um deus.

Cabe então, a cada um, a reflexão sobre até que ponto permitimos que a televisão e a mídia em geral influencie em nossa opinião e em nossos valores, e principalmente o quanto ela nos vendará para algumas questões de grande importância que, por algum motivo, não serão transmitidos, e é nesse ponto em que a responsabilidade individual por enxergar além assume um papel ainda mais forte.


“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
Martin Luther King

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...