segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pequenos Grandes Feitos Alardeados, Realizados (Ou Não) Por (Pseudo) Celebridades de Ego Inflado - Parte II


"A televisão me deixou burro, muito burro demais, agora todas coisas que eu penso me parecem iguais." Titãs


Em nosso atual cotidiano, o uso de televisão e rádio, entre outros diversos meios de comunicação em massa, se tornaram usuais e a imprensa transmite o que quer, vê e ouve quem quiser. Mas cabe a qualquer cidadão consciente averiguar até que ponto a utilização desses meios é benigna e informativa, e quando ela passa a se tornar controladora, influenciadora e até mesmo imparcial.
Em outubro de 2009, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, alegou: "Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. É informar. Para ser fiscal, tem o Tribunal de Contas da União, a Corregedoria Geral da República, tem um monte de coisas. A imprensa tem de ser o grande órgão informador da opinião pública. Essa informação pode ser de elogios, de denúncias sobre o governo, de outros assuntos. A única coisa que peço a Deus é que a imprensa informe, da maneira mais isenta possível, e as posições políticas sejam colocadas nos editoriais." 
Deixando de lado aqui qualquer debate político-ideológico, e sabendo o quanto a citação acima foi fortemente condenada por uns, e apoiada por outros, cabe a nós a reflexão de até que ponto o brasileiro realmente necessita receber as informações que lhe são passadas, e de que forma essas informações são passadas.
Já não é novidade para ninguém o poder que as palavras possuem, e o quanto se pode mudar muitas coisas através delas. Palavras podem direcionar opiniões, a partir do momento em que mostram uma "história única" [para mais, ver: http://www.ted.com/talks/lang/por_pt/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html] pois assim, muitas outras informações se perdem, e apenas um lado da moeda é visto, de modo completamente imparcial.
Então, até que ponto o que é visto na televisão, jornais, revistas e rádios é imparcial? Até que ponto estão direcionando-nos a pensar de determinada forma, tendo nossa liberdade de opinião castrada, condicionando-os a pensar da forma que é conveniente aos responsáveis pelo meio, e limitando nosso conhecimento e informação?
O casamento do príncipe Willian é realmente tão importante assim, para nós brasileiros, a ponto de ser mostrado até a exaustidão? Casamentos de pessoas comuns também recebem tal atenção? Casos isolados de mortes e tragédias às vezes recebem tanta importância que o próprio público se cansa de ouvir sobre, por exemplo, o caso de Isabela Nardoni. Mas e os outros casos de crianças e adolescentes que desaparecem e/ou são assassinadas brutalmente por familiares ou não, todos os dias?
Cabe então, a qualquer leitor e telespectador, ser exigente com a informação que recebe, buscando sempre a "mídia menos parcial possível", e não deixar seus pensamentos serem amputados da liberdade de escolher o que para cada um é "certo" ou "errado, quem são os "mocinhos" e quem são os "vilões", ou seja, construir nossa própria opinião, pois só assim poderemos ser críticos e também servir de exemplo aos mais jovens, para assim, imiscuíndo-se as gerações, formarmos uma nação muito mais consciente dos seus verdadeiros problemas e de suas possíveis soluções.


"Educai as crianças de hoje para não punir os homens de amanhã." Pitágoras




Para completar os temas abordados no texto, segue o vídeo "amador" da música Xanéu N° 5, d'O Teatro Mágico. Vale a pena conferir e comentar!

2 comentários:

  1. Adorei o texto!
    Só pra complementar a discussão: http://vimeo.com/12922882

    ResponderExcluir
  2. Ola, acabei d escrever um comentariozao, mas sem querer cliquei errado e apagou tudo, vou recomecar... Parabens pelo texto, mas discordo na conclusao. A midia atual surgiu com a intencao de ser "menos parcial" q a midia durante a ditadura, q nao permitia q se falasse durante o horario eleitoral, so' apareciam os rostos dos candidatos, para q a oposicao nao tivesse oportunidade de falar. Acredito q o foco do problema nao seja esse. Nao ha problema em alguem dizer que o corinthians e' uma bosta, se deixar claro q e' palmeirense, ou seja, d quais tendencias sofre seu ponto d vista. Afinal eu posso querer ouvir o q essa pessoa tem a dizer.
    Boa ideia postar um texto q se relaciona com o video da chimamanda. Parabens.
    Katarina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...